6 maneiras de tomar boas decisões

6 maneiras de tomar boas decisões

1 - Se você é inseguro

As pessoas inseguras encontram imensa dificuldade para fazer escolhas. Esse tipo de pessoa não consegue escolher a própria roupa sem precisar de ajuda e nunca está suficientemente seguro com aquilo que escolheu – seja por vontade própria ou por indicação de outras pessoas. Para evitar esse tipo de comportamento, é fundamental que você confie em si mesmo. Procure descobrir por que as suas escolhas dão errado e, mais que isso, tente imaginar você mesmo em diversos cenários, todos baseados em escolhas distintas. Dessa maneira você saberá onde está errando e qual decisão fará com que você se sinta mais confortável.




2 - Se você é um procrastinador

Procrastinadores são aqueles que evitam ao máximo qualquer atividade. Em muitos casos essas pessoas nem chegam a ser indecisas, mas a sua preguiça acaba atrapalhando suas decisões. Por exemplo, você precisa mudar a cor do seu quarto, mas decidir a cor te faz deixar a escolha para depois. Uma boa saída nesses casos é começar a se questionar. Um dos principais motivos para procrastinar é não possuir as informações necessárias para tomar decisões, portanto, pergunte-se o quanto você sabe sobre um tema sobre o qual precisa se decidir. Além disso, procure definir um prazo para resolver ou abandonar a questão, isso vai incentivar você.




3 - Se você é super cauteloso

Esse tipo de pessoa sempre escolhe a decisão mais sábia e segura, mas o problema nesse caso são as oportunidades que se perdem analisando as ideias. Para evitar esse tipo de problema é fundamental que você aprenda a distinguir os riscos que valem à pena correr daqueles que não compensam. Veja oportunidades ao invés de alertas, dessa maneira você estará mais seguro quanto as suas escolhas.





4 - Se você faz julgamentos precipitados

O tipo de pessoa que não pensa antes de tomar uma decisão. Por isso, essas pessoas não possuem as informações necessárias para optar pela melhor alternativa e acabam se saindo mal naquilo que escolhem. Para evitar o problema é necessário reconhecer os riscos e, especialmente, a hora de ir devagar. Permita-se considerar as consequências daquilo que você escolhe e peça conselhos se você encontrar dificuldades para se decidir. Só dessa maneira você poderá fazer a escolha mais inteligente.




5 - Se você analisa demais as informações

Embora seja importante pensar em todas as suas opções, pensar demais também não vai ajudá-lo. Você precisará focar nos seus objetivos e valores, só dessa maneira saberá avaliar as informações disponíveis de maneira correta. Não fique procurando significados ocultos, reconheça quando as informações são suficientes e não tente ir além do que você precisa para que não apareçam mais duvidas do que certezas no seu processo.




6 - Se você é confiante

Muitas pessoas acreditam que o fato de serem super confiantes vai ajudá-las a tomar as decisões, mas em alguns casos essa característica pode atrapalhá-las. Para evitar que a sua confiança atrapalhe as suas decisões é importante que você faça o papel de advogado do diabo. Olhe todas as informações que você possui e pense em tudo que pode dar errado.


Siga o 6Maneiras no twitter e curta nossa página no facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 





6 [M]ANEIRAS de saber maneiras - Todos os Direitos Reservados ©2012